Todo paciente com desvio de septo nasal precisa operar o nariz?
Não necessariamente, uma grande parte da população apresenta desvio de septo nasal (aproximadamente 1/3 da população), mas se a pessoa não apresenta dificuldade respiratória, nem problemas inflamatórios nasais (tais como rinites, rinossinusites), não há necessidade cirúrgica.
Depois da cirurgia vou ficar com o tampão nasal?
Existem várias técnicas para realizar cirurgia nasal, a técnica por via endoscópica possui vantagens como ser pouco invasiva, com poucos cortes, raramente necessita de tamponamento nasal com risco mínimo de complicações.
Tenho “sinusite” existe cura?
As pessoas usam essa expressão como se sinusite fosse um bem, “tenho sinusite”. O diagnóstico realizado pelo especialista irá determinar qual o verdadeiro quadro clinico. A sinusite aguda apresenta sintomas diferentes da sinusite crônica e o tratamento pode ser clinico ou cirúrgico.
Consultei com um médico que nem raio x solicitou, não está errado?
Obstrução nasal, secreção nasal, dor de cabeça, são sintomas frequentes em quadros gripais comuns e são muitas vezes diagnosticados erroneamente como sinusites. Um raio x de seios da face realizado pode mostrar uma “sinusite” que não é verdadeira. Hoje o diagnostico de uma sinusite aguda é feito mais em cima de avaliação clinica de sinais e sintomas do que de exames radiográfico. A sinusite crônica sim necessita de outros exames como tomografia e ou exames endoscópicos.
Estou com rouquidão e um médico falou que era refluxo porem fui ao gastro e endoscopia estava normal portanto não tenho refluxo?
Nem sempre podemos dizer que uma endoscopia digestiva normal que o paciente não tenha a doença do refluxo. O refluxo laringofaringeo é uma entidade diferente do refluxo gastroesofagico. A endoscopia é sim importante para afastarmos outras doenças porem se existem sintomas laríngeos, faríngeos e mesmo de ouvido e precisamos considerar a doença do refluxo.
Toda tonteira é labirintite? Posso tomar um remédio que meu vizinho toma?
Não, nem toda tonteira pode ser considerado labirintite. Existem mais de 2000 causas de labirintopatias e existem exames apropriados para se elucidar o diagnostico associado a uma historia clinica bem feita. O uso de medicamentos por conta própria pode ser muito perigoso por mascarar os sintomas sem o devido diagnóstico e pelos efeitos colaterais de algumas drogas. Existem situações simples e situações bastante complexas como tumores, por exemplo, que podem provocar tonteiras cabendo ao otorrino e por vezes outros especialistas para elucidar o diagnóstico.